( ) Requerimento
( ) Indicação
( ) Projeto de Lei
( ) Projeto de Resolução
( ) Projeto Decreto Legislativo
( ) Projeto de Lei
( x ) Moção
( ) Emenda Modificativa

Autoria: VEREADOR RODRIGO DA ZAELI

MOÇÃO DE APLAUSOS Nº. , DE 02 DE OUTUBRO DE 2019.

Apresentamos à Mesa, ouvido o Soberano Plenário, e respeitado as formalidades regimentais, nos termos do Art. 190 do Regimento Interno desta Augusta Casa de Leis, que estabelece que a “Moção é a proposição que o Vereador sugere a manifestação da Câmara sobre determinado assunto, apelando, aplaudindo ou protestando”, MOÇÃO DE APLAUSOS aos membros da Comunidade Nordestina, estabelecidos na cidade de Rondonópolis.

No dia 08 de Outubro comemora-se nacionalmente o dia do “Nordestino” e percebemos na própria história de Rondonópolis, que ainda na década de 50 os nordestinos foram os primeiros migrantes a chegar nessa região juntamente com os goianos e os paulistas, atraídos pelas terras férteis e a abundância de água na região.

O Nordestino que sobrevive da luta diária pelo direito a vida, que sofre com o sol escaldante e a falta de chuva, assiste seu povo sair pelo país à procura de um lugar melhor para sustentar sua família, encontraram nos Rondonopolitanos um povo hospitaleiro e gentil, recebendo-os de braços abertos sem nenhum tipo de olhar preconceituoso. Hoje são milhares de famílias que moram aqui e que saíram dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Piauí, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. A comunidade nordestina é hoje a maior colônia de migrantes de Rondonópolis e muito tem contribuído para a construção e o desenvolvimento de nossa cidade atuando em todos os setores da sociedade destacando-se principalmente na construção civil e na agricultura. Muitos são os esforços dessa comunidade que aqui vive para manter viva a preservação das raízes de origem e com isso ajudar na construção de suas identidades matando um pouquinho a saudade do seu torrão nordestino. Uma das maneiras dessa preservação é cultivando a própria cultura que tem uma diversidade muito grande e apresenta características próprias herdadas dos colonizadores portugueses, negros e índios. As festas juninas, a literatura de cordel, músicas, culinária e a Vaquejada são alguns exemplos dessa cultura.
Surgiram na década de 80 as primeiras manifestações culturais nordestinas em Rondonópolis, através da vaquejada, uma modalidade de cultura que nasceu nos estados do Nordeste Brasileiro, desde então foram diversas festas tradicionais e shows com bandas nordestina, com destaque para o inesquecível show do eterno rei do baião Luiz Gonzaga, no ginásio Marechal Rondon, no ano de 1987.

Câmara Municipal de Rondonópolis, Mato Grosso, 02 de Outubro de 2019.

RODRIGO DA ZAELI
Vereador PSDB